Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inteligências cognitiva, espiritual e emocional são tema de palestra na Semana do Servidor

Publicação:

Valquíria abordou a interação do campo de energia humana com o campo de energia cósmico
Valquíria abordou a interação do campo de energia humana com o campo de energia cósmico - Foto: Diego Soveral -Ascom/Smarh
Por Ascom/Smarh

Os novos paradigmas da ciência e seu impacto na identificação, na natureza e cultura contemporânea foram apresentados, nesta quinta-feira (26), aos servidores estaduais, em palestra ministrada pela doutora em Educação, Valquíria Parode, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O encontro faz parte da Semana do Servidor 2017, que ocorre de 23 a 27 de outubro, sob o tema a Cultura e Bem-estar.

Com base em sua tese de doutorado sobre a Rede de Equilibração Universal e Inteligência Espiritual, Valquíria, abordou a importância em percebermos algo que está além de nosso corpo físico. “O novo paradigma da ciência pressupõe transcender o paradigma mecanicista. Não há limites entre nós e o universo. A realidade é complexa, tridimensional e mulltirreferencial. Existe interação do campo de energia humana com o campo de energia cósmico. Partindo do princípio que a centelha divina está presente em cada um de nós. A multidimensionalidade articula as inteligências cognitiva, espiritual e emocional”, enfatizou a doutora.

Para Valquíria, precisamos trabalhar mais as nossas inteligências. Ocasião em que citou Howard Gardner, neuropsicólogo conhecido pela sua teoria das múltiplas inteligências. Segundo ele, o ser humano possui pelo menos oito tipos de inteligências ou oito habilidades inatas. São essas: lógica, linguística, corporal, musical, espacial, naturalista, interpessoal e a intrapessoal. Seguindo essa linha de raciocínio, Valquíria citou como exemplo o trabalho realizado em equipe. “O líder ou gestor tem de verificar as habilidades de cada integrante do grupo, permitindo que cada pessoa desenvolva da melhor maneira o seu potencial”, alertou ela.

A doutora Valquíria Parode é pesquisadora na área de Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, educação transdisciplinar, consciência cósmica, ampliação da consciência, estética vibracional, estética biocósmica e psicologia transpessoal. É especialista em Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva de Educação Popular (Ufrgs).

Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos humanos