Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Celic participa do I Fórum Nacional de Compras Públicas

Publicação:

collage
Os servidores, Paulo Lunardi e Kethy Bazo, apresentaram o sistema utilizada pela Celic no procedimento licitatório - Foto: Arquivo - Celic/Smarh

O I Fórum Nacional de Compras Públicas, encerrado ontem (5/12) em Brasília, contou com a participação do Rio Grande do Sul, por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). Conforme o subsecretário da Central, Amilton Calovi, o objetivo do encontro é promover a troca de experiências e informações, bem como, a padronização entre as unidades da Federação, em relação à sistemática utilizada no procedimento das compras públicas.

A Central de Licitações pertence à estrutura interna da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos e é responsável pelas compras e contratações realizadas pelo Estado. No evento, estiveram presentes, representando a Celic, a diretora do Departamento de Licitações Descentralizadas do órgão, Kethy Helen de Souza Bazo, acompanhada do assessor técnico Paulo Roberto Sbaraini Lunardi.

No dia do encerramento, na parte da manhã, Lunardi fez uma exposição sobre o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Compras do Estado e sobre sua relação com a áreas da ciência de dados. A apresentação de Paulo Lunardi estava inserida no contexto do painel “A Economia Digital e a Incorporação de Tecnologia nas Compras Públicas. As Compras Eletrônicas e o uso de inteligência no Tratamento dos Dados”. Durante sua intervenção, ele destacou a importância da gestão analítica na área das compras públicas.

À tarde, foi a vez da diretora Kethy palestrar sobre as vantagens, oportunidades e desafios da metodologia centralizada de compras representada pela Celic. A complexidade do tema de licitações e a relevância da atuação dos compradores públicos em uma estrutura centralizada foram apresentadas pela diretora. A exposição fez parte do painel pertinente às “Metodologias e experiências de Centrais de Compras, compras e serviços compartilhados como instrumento de Governança das Contratações”.

             Central de Licitações é modelo em compras públicas

Na última quarta-feira, a Central de Licitações recebeu a visita do secretário municipal de Compras de Canoas, Delmar Kunrath, acompanhado por técnicos dessa Pasta. Na oportunidade, Delmar esteve reunido com o subsecretário da Celic, Amilton Calovi, com o objetivo buscar informação sobre a sistemática utilizada nos procedimentos licitatórios.

A Secretaria de Compras de Canoas foi criada no mês de setembro e está buscando conhecer as diferentes metodologias existentes nos sistemas de compras e contratações de serviços terceirizados. De acordo com Calovi, a Celic serve de modelo para outros órgãos que atuam no segmento de licitação no serviço público.

Ele assinala que, no início de setembro, os representantes do órgão responsável pelas compras públicas do Distrito Federal também estiveram na Celic. “A finalidade da visita foi igualmente no mesmo sentido da Secretaria canoense: conhecer a metodologia utilizada no que se refere às etapas desenvolvidas para a excelência do procedimento licitatório. O Rio Grande do Sul está fazendo escola” - observou Calovi.

Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos humanos