Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Modernização nas compras governamentais

Modernização de Compras
Modernização de Compras

Em um levantamento recente feito pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), os estados brasileiros estão submetidos a fortes restrições orçamentárias que, somadas à crescente demanda por mais e melhores serviços colocam a necessidade de qualificação dos gastos públicos cada vez mais no centro da pauta. A tecnologia está cada vez mais presente, oferecendo uma maior gama de soluções e alternativas para subsidiar esse esforço governamental.

Nesse contexto, a Celic, que é órgão centralizador da execução do procedimento licitatório, e implantou a Sistemática de Registro de Preços. Também responsável pela integração e administração do Sistema de Gestão de Compras do Estado ? Sisgecom/RS. A finalidade desta iniciativa é articular de forma integrada as ações referentes à gestão de compras, visando propiciar maior agilidade e transparência na aquisição de bens, materiais, contratação de obras e serviços para a Administração Estadual.

O projeto visa a qualificar a gestão dos gastos correntes com bens, serviços e obras utilizados no setor público. Isso passa, necessariamente, pela modernização do processo de compras como um todo.

Objetivos e Limites do Projeto

A solução para o Sistema de Gestão de Compras e de Contratos para o Estado do Rio Grande do Sul deverá atender os seguintes itens:

Desenvolvimento de Sistema de Gestão de Compras e Contratos;

Integração com os Sistemas Corporativos do Estado;

Instalação do sistema no ambiente operacional da Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul - Procergs;

Treinamento;

Implantação para a Administração Direta, Fundações e Autarquias do Estado do Rio Grande do Sul;

Licença de uso em caráter definitivo do Sistema de Gestão de Compras e de Contratos, bem como dos outros softwares e componentes que integram a solução;

Transferência da tecnologia e das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Compras e de Contratos.

A solução também deverá prever a possibilidade de implantação nas Sociedades de Economia Mista, Empresas Públicas e órgãos de outros poderes do Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com o interesse do governo estadual.

Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos humanos