Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana do Servidor aborda saúde e qualidade de vida

Publicação:

PALESTRA SAUDE SITE
A palestrante Bianka da Silva Rauber fala sobre saúde e qualidade de vida - Foto: Diego Soveral - Ascom/Smarh
Por Ascom/Smarh

"Vamos conversar sobre saúde e qualidade de vida" foi o tema da palestra ministrada, na manhã desta quinta-feira (26), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A atividade integra a Semana do Servidor, desenvolvida de 23 a 27 de outubro, que neste ano propõe uma programação voltada à cultura e bem-estar. 

Na abertura do evento, o servidor Demétrio de Freitas Xavier, da Fundação Piratini, fez uma pequena apresentação musical para o público que esperava a palestra em um momento de descontração. A iniciativa faz parte da campanha “Quais são os seus talentos?”, realizada pela Smarh como forma de reconhecimento do quadro funcional do Estado.

A mestre em Ciências da Reabilitação e integrante do Programa de Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Proser), Bianka da Silva Rauber, antes de iniciar a palestra, convidou o público para participar de uma ginástica laboral, com a execução de uma série de exercícios de aquecimento e relaxamento. Logo após, a fisioterapeuta julgou oportuno lembrar que, antigamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definia saúde como a ausência de doença. Hoje, a OMS já alterou esse conceito, definindo que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. “Isso sugere satisfação geral com a vida, felicidade do indivíduo e qualidade de vida”, observou. 

Informações para uma existência saudável

Ao discorrer sobre os diversos tópicos que influenciam na saúde e qualidade de vida, a fisioterapeuta falou sobre atividades físicas, que se traduzem nos movimentos corporais que geram gasto energético, e exercícios físicos, que se constituem na prática regular de atividades. Ressaltou os benefícios que essas práticas resultam para o indivíduo, como o combate ao estresse e seus efeitos por meio da liberação de endorfinas. Explicou a importância de uma boa respiração, bem prolongada; que a postura correta equilibra músculo e esqueleto, protegendo contra lesões; e da importância do sono. Dormir pouco, segundo ela, predispõe a pessoa a infecções, hipertensão e obesidade, exemplificou. 

Como servidora da Secretaria Estadual da Saúde, Bianka Rauber coordena com outros colegas o Projeto de Ergonomia, que atua no âmbito do Proser. Segundo essa proposta, é oferecido atendimento aos servidores da Saúde e de outras secretarias. Por meio do projeto, são prestados atendimentos, orientações e instruções sobre procedimentos e condutas para uma vida saudável, para evitar lesões, geradas, por exemplo, por exercícios repetitivos ou ficar tempo excessivo numa mesma posição. Nesse sentido, recomenda pequenas pausas na rotina diária, não sobrecarregar ou inclinar exageradamente o pescoço ao fazer uso de computador e outros aparelhos eletrônicos, utilizar um repouso para os pés, quando a pessoa estiver sentada e ingestão de água em diversos momentos do dia, exemplifica ela".

TALENTO SERVIDOR DEMETRIO
O servidor da Fundação Piratini e apresentador da FM Cultura, Demétrio Xavier, apresentou seus talentos musicais aos servidores - Foto: Diego Soveral - Ascom/Smarh
Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos humanos